QUERIDA EU MESMA,

abril 25, 2015

Hoje é uma data muito especial para nós, afinal é 25 de abril. O nosso aniversário. Eu sei que esse aniversário está sendo o pior aniversário da sua vida, além de 12 anos ser uma idade horrível, ninguém lembrou do seu aniversário... Nem a sua vó que sempre vai nos seus aniversários te ligou. É o primeiro aniversário sem uma festinha com os amigos, porque só faz dois meses que você se mudou pra São Paulo.
Nós estávamos tão ansiosa para ir embora daquela cidadezinha e ir morar na cidade grande que a gente via só nas férias, nós achávamos que ia ser incrível. E vai ser, só que vai demorar seis anos para você voltar a aproveitar a vida do modo que deveria ser. Você não vai ter amigos, você vai se sentir sozinha e vai chorar muito. Você vai começar a mentir para fazer amigos e eles vão continuar não gostando de você. Eles vão rir de você, do seu sotaque, do seu cabelo armado e ondulado, vão te chamar de menino só porque você escolheu não usar maquiagem. As pessoas vão ser cruéis com você, pessoas vão te iludir e a dor maior vai vim exatamente dessas pessoas, porque você realmente achava que elas gostavam de você.
Você vai começar a chorar embaixo do chuveiro e na hora de dormir, vai se trancar no quarto para que ninguém perceba o quão sozinha você está, você vai parar de comer e não porque você quer, mas porque o seu apetite vai acabar assim como toda a alegria do dia. Você vai se amaldiçoar por, um dia, ter pensado que se mudar para São Paulo seria uma coisa boa, porque todo mundo aqui é tão malvado.
Nós vamos fazer coisas estúpidas com o nosso corpo, só não foi pior porque somos muito medrosa. Então, de tanto as pessoas falarem mal, você vai começar a acreditar nelas. Como uma pessoa pode ser tão feia como eu?, você vai pensar; que o único modo de você ser bonita é se maquiando, ter um cabelo liso como todas as outras meninas e usando roupas justas. Nossa, como a gente odiava aquelas roupas e fazer escova no cabelo, mas era o que todo mundo gostava, então a gente tinha que usar também.
Você vai passar anos assim e ninguém vai perceber toda essa angústia e dor... Ninguém. Na verdade, tem gente que vai perceber, mas eles achavam que era uma "fase de adolescente" ou "frescura". Sabe o mais incrível de tudo isso? Você vai superar, vai demorar, mas você vai passar por cima disso tudo.
Esses sete anos que separa eu e você não vai ser só de coisas ruins. No meio de toda essa escuridão você vai achar a sua cura: a literatura. Eu sei que se você estivesse lendo essa carta vai dizer "mas eu odeio ler" e como a gente odiava! Você não tinha amigos e muito tempo livre na internet e achou um mundo totalmente novo, um mundo incrível que você vai descobrir ser a sua profissão dos sonhos. Os livros vão te ajudar a enxergar o mundo colorido de novo, você vai até mergulhar em novos mundo e preferir eles do que o mundo real.
A gente vai ter vários blogs sobre livros e escrita, você vai até ter uma mini biblioteca em casa. Seus pais vão mandar você parar de ler e ir pra balada, que ler demais é ruim e está te impedindo de sair com amigos e viver, mas eles não sabem que um livro é a única coisa que mantém a sua sanidade (e nem perca seu tempo tentando explicar isso para eles) e é por isso que sempre tem um livro contigo em qualquer lugar.
A literatura vai te ensinar a ser você, um você bem melhor. Você vai perceber que não liga para a opinião das pessoas e vai voltar a usar cabelos do modo como você gosta, vai voltar a usar roupas largas, mostrar pra todo mundo que é uma opção sua não usar maquiagem ou a não ter uma orelha furada. Você vai descobrir como é incrível se amar e como portas se abrem quando uma pessoa se ama.
A gente vai passar por coisas e que coisas. Como eu queria ter uma carta como essa me falando tudo o que eu passaria para que eu pudesse superar bem antes e ter chance de aproveitar mais, porém se eu tivesse uma carta como essa, eu não teria a força que hoje eu tenho. Se essa carta pudesse realmente chegar para você em 2008, eu diria para você que você é linda e você tem que se amar do jeitinho que você é (até porque o nosso maior arrependimento vai ser não ter mais o nosso cabelo ondulado que a gente amava tanto). Acho que o maior problema não foi a gente não se amar, mas foi não ser capaz de mostrar para as pessoas como a gente se amava.
Nisso tudo, você vai conhecer pessoas incríveis e o seu Ensino Médio vai ser a melhor época da sua vida (mesmo você rezando para acabar), as pessoas vão te amar pelo jeito que você é e, por mais estranha que você seja, elas ainda vão continuar sua amiga depois da escola. Nós vamos ter nossas tristezas e até ter dia que vamos colocar uma música triste só pra ter aquele momento fossa, mas tudo vai ser breve porque a gente sempre supera tudo.

Com todo amor,
(depois de milhares de apelidos e alter egos) tatii alves
                                                                                                                                                                         

A campanha do YouTube, #QueridaEuMesma (ou #DearMe), foi lançado no Dia Internacional da Mulher e é uma iniciativa de empoderamento feminino. É uma campanha linda e tem como frase a pergunta: "O que você diria para si mesma se pudesse voltar no tempo e encontrar aquela menina que ainda não sabia se tudo iria dar certo?".
Eu assisti vários vídeos no YouTube e achei super lindo a iniciativa. Como eu não estou fazendo mais vídeos e queria muito fazer, eu decidi escrever até porque é uma carta para você mesma, então o que é melhor do que realmente escrever (ou digitar)?
Hoje é o meu aniversário e eu achei que seria uma ótima ideia colocar esse post no ar neste dia, porque tanta coisa aconteceu nesses sete anos morando em São Paulo e eu vou embora amanhã! Essa foi uma carta realmente íntima e realmente livrou um peso enorme das minhas costas; eu não fui capaz de falar abertamente sobre as minhas escolhas e o modo como eu pensava sobre coisas por muito tempo e eu amo como eu pude superar tudo isso e hoje me achar a pessoa mais feliz do mundo. Não existe modo melhor de passar meu aniversário do que sendo feliz e poder dividir essa felicidade com pessoas incríveis, que me apoiam e que me fizeram sentir amada.

0 comentários

POSTAGENS POPULARES

SIGA NO TWITTER