Maratona Literária #EuSouDoideira

maio 23, 2014

Já disse o quanto eu amo maratonas literárias? Bem, acho que ela é a melhor invenção no mundo literário, porque quando você está desanimado com as leituras e não tem ninguém para levantar o seu astral você 1) fica deprimido numa rehab literária monstra e 2) fica com todas as suas leituras atrasadas.
O meu caso é sempre desse jeito e não tenho ninguém para me ajudar, então eu descobri o maravilhoso mundo das maratonas e acho super divertido a ideia de várias pessoas se ajudando a ler, fazendo competições amigavelmente e se divertindo. É excitante a ideia de você ler vários livros em tempo recorde e acaba com qualquer rehab.
A última maratona que participe foi em dezembro e consegui ler oito livros a mais que conseguiria se não tivesse feito a maratona. Na verdade, acho que participei de duas maratonas naquela época... Enfim! Vamos ao que interessa realmente neste post: Maratona Literária #EuSouDoideira.


Sim, é um nome muito criativo! Foi criado pelo blog Carneirismo e começa dia 01 de junho, para levantar o astral das férias nos bookaholics. A ideia é diferente das outras maratonas, tem um desafio: cada livro que você escolher precisa ter uma música. Tipo uma trilha sonora, mas só precisa de uma música (o que já é bem difícil para mim). O outro desafio é que a meta é ler 7 livros em 15 dias, ou seja, a maratona termina no dia 15 de junho.
As inscrições já estão abertas e quem quiser participar é só clicar aqui. A interação é super bem-vinda e quem tiver blog/vlog pode atualizar as leituras e compartilhar no grupo lá no facebook. Além de tweets super desesperados sobre os progressos também serão aceitos (o que é sempre bom ver que você não está surtando sozinho).

Minha meta para as férias sempre foi terminar de ler os clássicos da lista do vestibular e, para dizer a verdade, tenho que agradecer a Maratona porque agora tenho mais estímulo para ler esses livros. Então vou continuar nessa meta. Os livros escolhidos são:
  1. Capitães da Areia, de Jorge Amado;
  2. O Cortiço, de Aluísio Azevedo;
  3. Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis;
  4. Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida;
  5. A Cidade e as Serras, de Eça de Queirós;
  6. O Retrato de Dorian Grey, de Oscar Wilde;
  7. Histórias Extraordinárias, de Edgar Allan Pöe.
 Espero ter muita paciência com esses livros, mas a maioria já me pegou apenas pelo enredo e análise que fazemos na escola. Minha maior preocupação será com a linguagem, então paciência e determinação serão o meu café da manhã nesses quinze dias.

4 comentários

  1. Olá!

    Achei legal você incluir só clássicos no desafio, espero que consiga ler todos eles. O único da lista que já li foi Capitães da Areia e é MUITO bom, acho difícil alguém não gostar desse livro! Já li Machado de Assis mas não o livro em questão. Sou louca para ler O Retrato de Dorian Grey, parece ser ótimo. Boa sorte com a maratona ;)

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natália, todos falam bem de Capitães e estou com boas impressões sobre ele, tomara que eu tenha a mesma conclusão depois da leitura.

      beijos, tatii

      Excluir
  2. Oi! Achei muito legal tu colocar um "tema" para o desafio!
    Eu sou apaixonada por clássicos brasileiros. O Cortiço, Brás Cubas e Memórias de um Sargento de Milícias foram clássicos que eu rolei de rir lendo, especialmente o último. Tu vai gostar muito!

    Sempre quis ler Dorian Grey... Quem sabe na próxima Maratona :D

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janyce, então, em todas as maratonas que eu participo eu escolho um "tema" para eu entrar em uma vibe só e ler mais rápido. Com o vestibular este ano, eu resolvi ler os clássicos :)

      beijos, tatii

      Excluir

POSTAGENS POPULARES

SIGA NO TWITTER