NaNoWriMo e algumas dicas

novembro 28, 2013

NaNoWriMo significa National Novel Writing Month ou, traduzindo, Mês Nacional da Escrita de Romances (ou algo assim). Basicamente é quando toda essa comunidade de escritores e aspirantes à escritores (lê-se eu) se juntam e passam o mês todo de novembro escrevendo um romance.
A meta é escrever 50 mil palavras em 30 dias. Será que você consegue?
Minha resposta foi: não. Comecei o NaNoWriMo super empolgada e escrevendo muito durante o dia e à noite; chegava da escola e escrevia entre às 14horas e 22horas sem parar e escrevia que nem uma louca e estava sendo muito libertador.
Eu já sabia qual história escrever e já estava com o enredo todo na minha cabeça. Estava tudo tão lindo! Até que...
A pior coisa que poderia acontecer com um escritor aconteceu comigo: tive um bloqueio criativo. Não, não é um bloqueio comum. O meu está durando (até agora) três semana, me deixando apenas com 11941 palavras escritas e apenas 10 dias de produtividade.
Acho que foi uma das melhores histórias que já escrevi até hoje e estou com raiva de mim mesma por não ter conseguido terminar ela a tempo do NaNoWriMo acabar. Apenas espero conseguir terminá-la um dia...
Não sei se serei capaz de participar ano que vem, devido ao vestibular e terei de ficar focada nas provas e será final de ano. Mas com certeza quero participar de novo!
Para você que quer escrever e fica procrastinando acho que esse é um desafio muito legal. Algumas formas de você conseguir alcançar as suas metas é ter algum lugar para desabafar como o twitter, facebook, um diário, um blog, um canal no youtube, sei lá, mas um lugar para você desabafar e relatar aquilo que você está sentindo e o que fez; isso ajuda muito.
Ter algum planejamento, antes de começar a escrever sua história faça um planejamento dos personagens, lugares e rumo da sua história. Você precisa de uma noção de porquê o seu personagem é assim, o que ele faz e como era a vida dele antes da história contada no sue romance. Lembre-se de colocar características físicas e psicológicas deles e (pode ajudar dependendo da sua história) faça uma árvore genealógica deles.
Tenha um caderno de anotações. Para a escola separo post-its porque acho mais fácil e não ocupa muito espaço, para viagens levo um caderno pequeno mesmo. Mas nunca deixe de levar um caderno ou algo para anotar seus pensamentos ou aquela cena perfeita. As melhores ideias vem em momentos inesperados e quando você menos esperar você terá aquela ideia incrível!
Tenha muita comida. Para alguns escritores café é o essencial, o chá também funciona (não o de camomila), para se concentrar e ficar acordado durante sua escrita. Recomendo comidas energéticas como chocolate (muito chocolate) e algumas barrinhas de cereal (para dar um ar de saudável).
Não importa qual o seu método, mas sim os resultados, essas são algumas dicas para te ajudar a escrever com mais eficiência e evitar o bloqueio criativo. Caso você esteja em um, recomendo muita meditação e uma limpeza de dentro para fora. Pode parecer besteira, mas alguns bloqueios acontecem devido a algum assunto mal resolvido e você pode até não saber qual, mas o seu subconsciente sabe.

0 comentários

POSTAGENS POPULARES

SIGA NO TWITTER